domingo, 3 de julho de 2011

Mentalidade

Por mentalidade entende-se a mentalidade de três camadas, organicamente distintas que constituem a sua vida mental: a camada baixa, que uso chamar povo; a camada média, chamada por engano burguesia; e a camada alta, que se chama de escol, ou elite. O que caracteriaza a primeira é, aqui e em toda parte, a incapacidade de refletir. O povo, saiba ou não ler, é incapaz de criticar o que lê ou lhe dizem. Suas ideias não são atos críticos, mas atos de fé ou descrença, o que não implica, aliás, que sejam sermpre erradas.
O que caracteriza a segunda camada é a capacidade de refletir, porém sem ideias próprias; de criticar, porém com ideias de outrem. Na classe média mental, o indivíduo sabe já escolher, por ideias e não por instinto - entre duas ideias que lhe apresentem, não sabe porém contrapor a ambas uma terceira, que seja própria. Quando fica uma opinião média entre as duas doutrinas, não representa um cuidado crítico, mas uma hesitação mental.
O que caracteriza a terceira camada, o escol,é, como é de ver por contraste com as outras duas, a capacidade de criticar com ideias próprias. Importa notar que essas ideias próprias podem não ser fundamentais. O indivíduo de escol pode aceitar inteiramente uma doutrina alheia; aceita-a, porém, criticamente,e, quando a defende, defende-a com argumentos seus e não como o fará o mental da classe média, com os argumentos originais dos criadores ou expositores dessas doutrinas.
Esta divisão em camadas mentais, embora coincida em parte com a divisão em camadas sociais não se ajusta exatamante a essas. Muita gente das aristocracis de história e de dinheiro pertence mentalmente ao povo. Bastante operários pertencem à classe média mental; um gênio ou talento, ainda que nascido de camponeses pertence de nascença ao escol.



Fernando Pessoa



*

Nenhum comentário:

Postar um comentário