sábado, 10 de março de 2012

A comunicação moderna

A comunicação moderna eficaz é a que convence a confiar, a comprar, a votar em... Tanto no comércio como na política, para vencer, basta saber convencer. Para isso, fica claro que não se deve deixar por um amor imoderado pela verdade. Não se deve hesitar em mentir. Qual político será eleito se não fizer promessas que sabe muito bem não poder cumprir? Que faria um publicitário, um vendedor que nos dissesse a verdade sobre seu produto? Um saber único, todo o frescor da natureza, prazer em estado bruto se tornaria uma bela aparência, nem uma mistura de substâncias, tem gosto insosso e insípido? Preços arrasadores, negócio da china, mercadoria ordinária que não durará, o que há de mais barato e melhor no comércio... Estamos tão habituados a essa inflação verbal, com mentiras deslavadas, que elas nos parecem indispensáveis ao funcionamento de nossa sociedade, que já nem ficamos chocados com elas, e que a idéia de reinado da verdade parece-nos de altíssima comicidade.



Phillippe van der Bosch



*

Nenhum comentário:

Postar um comentário