Autor: José Nelson Bessa Maia, economista e doutorando em Relações internacionais na Universidade de Brasília (UnB),
e-mail: nbessa@unb.br.
e-mail: nbessa@unb.br.
Introdução ao tema do Desenvolvimento das Nações
O “desenvolvimento” das nações consiste em um processo de enriquecimento dos países e regiões, assim como de sua população, ou seja, na acumulação de ativos individuais, privados ou públicos, e também em expansão da produção de bens e serviços e do rendimento recebido pelos que participam da atividade econômica. A expressão "crescimento econômico", por sua vez, se refere ao incremento mensurável de um fluxo como a produção ou a renda nacional, total ou por habitante, expresso em termos de uma medida do valor agregado (valor da produção bruta menos consumo intermediário) chamada produto interno bruto (PIB).
O estudo contemporâneo das Ciências Sociais sobre o tema do desenvolvimento engloba teorias e abordagens diversas sobre os fatores econômicos, político-institucionais, sociais, culturais e técnico-científicos responsáveis pela modernização industrial, tecnológica e organizacional nas sociedades. Abarca pesquisas relacionadas à evolução das empresas e outras organizações a partir de uma perspectiva histórica e comparada; processos específicos da evolução de mercados e das relações de trabalho; e semelhanças e diferenças culturalmente relacionadas entre países nos padrões de organização produtiva em sociedades atuais. Sobre o tema da natureza e das causas de variações que existem nas experiências de crescimento econômico e de desempenho em nível internacional, as ciências sociais procuram respostas para perguntas como alguns países se desenvolvem e outros não, por que em alguns países o crescimento é socialmente includente e em outros não?
Portanto, é fácil perceber que o tema da determinação dos fatores que levam ao desenvolvimento ou mantêm o atraso nas sociedades nacionais é relevante e desafiante, especialmente no período de transição por que passa o mundo com o avanço das economias emergentes no cenário global e a construção de uma nova ordem internacional policêntrica e multipolar. Em face disso, o objetivo desse trabalho é sintetizar a ampla literatura sobre a análise dos sistemas econômicos, político, sociais e outros, suas inter-relações e dinâmicas no tocante ao multifacetado processo de desenvolvimento das nações, a partir de resenha de ampla literatura pertinente ao assunto.
Além de apresentar sucintamente os principais conceitos e medidas utilizados para dimensionar o desenvolvimento, a resenha buscará dissecar os elementos mais destacados pela literatura acadêmica como responsáveis pelo progresso das nações, com ênfase nos fatores econômicos tradicionais (capital e trabalho), nos político-institucionais (instituições e direitos de propriedade), nos culturais (valores, atitudes e crenças) e nos de ordem tecno-inovadoras (progresso tecnológico e inovação). Para concluir será feita, de forma comparada, uma breve discussão sobre conjuntos de países ou regiões do mundo que perderam a corrida do desenvolvimento, assim como apresentados sucintamente os limites do desenvolvimento sustentado em um mundo cada vez mais pressionado pela exaustão de recursos naturais e restrições ambientais.
Leia na integra
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário