quarta-feira, 11 de março de 2009

ANÁLISE MULTICRITERIAL

ANÁLISE MULTICRITERIAL COMO UMA FERRAMENTA DE DECISÃO PARA O PLANEJEMENTO AGRÍCOLA: O CASO DO ASSENTAMENTO FÉ NA LUTA EM CANINDÉ - CE


Autores
Rogério Barbosa Soares - IPECE[1]
Jair do Amaral Filho – UFC[2]
Demartone Coelho Botelho – UFC[3]
Tereza Cristina Lacerda Gomes - UVA[4]




O objetivo deste trabalho é demonstrar que o uso da programação linear multicriterial é uma importante ferramenta no auxílio de tomada de decisão para o planejamento do uso sustentável do solo para definir um plano ótimo de cultivo para áreas do Assentamento Rural, considerando as informações disponíveis no Plano de Ação realizado em 1999, considerando os seguintes objetivos: maximizar o lucro, maximizar o uso da Mão-de-obra e minimizar o uso de agrotóxicos para níveis crescentes de crédito agrícola testados em três modelos. Entre as principais culturas indicadas pelos modelos para garantir a segurança alimentar das famílias assentadas foram o milho, o feijão, a banana e a mandioca e para a maximização do lucro e da mão-de-obra as culturas da cana-de-açúcar, da manga e do mamão. Os resultados mostraram que o modelo 1 de otimização lexicográfica apresentou um plano de cultivo mais eficiente para a obtenção de lucro e para a otimização do uso da mão-de-obra e que a disponibilidade crescente de crédito contribuiu para a melhoria dos indicadores econômicos do Assentamento, tais como: relação benefício/custo, lucro por área e lucro por mão-de-obra.

[1] Mestre em Economia Rural (UFC), Especialista em Desenvolvimento Econômico (UFC), Técnico do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE.
2 Pós-Doutor em Economia - Universite de Paris XIII (Paris-Nord), U.P.XIII, França . Professor da Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia Adm., Atuária, Contab. e Secretariado e Executivo.
3 Mestre em Economia (UFC). Técnico da Universidade Federal do Ceará.
4 Doutora em Agronegócios (UFRGS), Professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Leia na integra


*

Nenhum comentário:

Postar um comentário