segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dizer

Dizer para si mesmo, ao amanhecer: Sei que vou encontrar um indiscreto, um ingrato, um grosseiro, um velhaco, um invejoso, um intolerante. Mas esses homens são assim devido à sua ignorância do bem e do mal. Porém eu, comprendendo a natureza do bem, que é belo, e do mal, que é feio, e da natureza dos próprios culpados, meus parentes, não pelo sangue, ou nascimento, mas pela inteligência e pela origem divina, não temo que me causem dano algum. Sei que não me poderão macular suas feias ações. Não me devo zangar com um parente, tampouco evitá-lo, já que nascemos para colaborar na mesma obra, como os pés, as mãos, as pálpebras, os dentes. É contra a natureza a hostilidade recíproca. A cólera e a aversão são hostilidades.



Marco Aurélio


*

Nenhum comentário:

Postar um comentário