quinta-feira, 28 de março de 2013

Moral e ética

Todos nós desperdiçamos os rótulos moral e ética usando-os, quase sempre, de modo redundante como para reforçar um caso – por exemplo: Comportou-se moral e eticamente> Se perguntarmos às pessoas a diferença, a maioria não terá a menor idéia; simplesmente repete a fórmula porque soa bem. Mas acho útil fazer uma distinção entre os termos. A ética refere-se à teoria ou sistema que descreve o que é bem e, por extensão, o que é mal. A mitologia e a teologia são as fontes mais antigas da ética, embora os sistemas filosóficos sejam mais discutidos atualmente.
A moral refere-se às normas que nos dizem o que fazer ou não fazer. A moralidade divide as ações em certo e errado.
A moral tem a ver com a sua vida pessoal: qual é o comportamento apropriado no primeiro encontro? Levar uma resma de papel da firma em que trabalha para seu filho é crime? A ética é enfocada mais teoricamente: como julgar um crime de colarinho-branco versus um crime violento? Como distribuir órgãos para transplante quando a demanda supera a oferta?
Moral é o conjunto de regras sob as quais vivemos; ética é o sistema que gera essas regras.
A ética diz respeito à teoria, enquanto a moral diz respeito à prática.
A sua posição filosófica pessoal é mais sólida quando consegue ligar as duas. Se você sabe o que é bom e o que é mau, é capaz de compreender o que é certo ou errado.
O desafio é ter um sistema ético pessoas em que possa confiar para se orientar moralmente. Terá de começar por avaliar o que é bom e o que é mau.



Lou Marinoff




*

Nenhum comentário:

Postar um comentário