sábado, 30 de julho de 2016

Necrológio


Necrológio

A Sra. Judith Tendler, professora emérita do Massachusetts Institute of Technology (M.I.T), especializada em Brasil e amiga do Ceará, faleceu em 25 de julho de 2016

(*) José Nelson Bessa Maia

Nascida em Detroit, EUA, em 30/12/1938, Judith Tendler foi uma economista de renome no campo da Economia do Desenvolvimento. Desde 1984, tornou-se professora de Economia Política no Grupo de Desenvolvimento Internacional do Departamento de Estudos e Planejamento Urbano (SPURS)do M.I.T. Em sua vasta obra, ela publicou livros famosos sobre o Brasil, dentre os quais o Good Government in the Tropics, publicado pelaJohns Hopkins UnIversity Press, 1997(versão brasileira editada em 1998 pela Escola Nacional de Administração Pública-ENAP sob o título Bom Governo nos Trópicos: uma visão crítica (acerca de boas práticas em projetos do governo do Ceará), e Energia Elétrica no Brasil: Empreendedorismo no Setor Público, além de muitos outros artigos em periódicos acadêmicos sobre temas relativos ao Nordeste brasileiro.
Antes de ingressar no M.I.T, Judith Tendler trabalhou na Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional (USAID) –inclusive doisanos no Rio de Janeiro, onde realizou diversas avaliações de campo na América Latina. No M.I.T, a partir de 1992 e até 2009, Tendler conduziu cinco projetos de pesquisa comparativa no Brasil que combinou pesquisas de campo com o ensino - financiados por diferentes organismos públicos nacionais e internacionais. Isso resultou em várias publicações, dissertações e teses. Por este trabalho, o M.I.T concedeu-lhe dois prêmios em anos diferentes - o prêmio Irwin Sizer para "a melhoria mais significativa na educação no M.I.T"; e o Class of 1960 Award pelas "distintas contribuições para o programa de instrução e trabalho inovadore eficaz na formação de estudantes em condições de campo”. Num desses programas, Judith realizou pesquisas de campo no Ceará entre 1993 e 1996. Com destaques para os programas adotados pelo governo do Ceará nas gestões de Tasso Jereissati (1987-1991)e (1995-1998) nas áreas de agentes comunitários de saúde, empregos de emergência durante as secas, preservação ambiental, extensão rural, gestão municipal inovadora e compras governamentais de pequenas empresas. Além do governo do Ceará, a professora Tendler também realizou relevantes trabalhos junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Em seu mais recente projeto de pesquisa - "O Estado de Direito, a modernização do Estado no Brasil: lições de experiências existentes para políticas e práticas" - Tendler escolheu investigar vários casos de conflitos clássicos em países em desenvolvimento entre os trabalhadores e as empresas (e suas associações) na implementação de obras de infra-estrutura, nas questões ambientais e nos vários subsetores ao longo das cadeias produtivas. Ela e sua equipe de três pesquisadores brasileiros de doutorado - incluindo o economista cearense Mansueto Almeida –examinou um grande número de casos que foram resolvidos, excepcionalmente, de forma positiva. Este projeto de pesquisa, portanto, procurou saber como poderiam os agentesreguladores e os demais envolvidos potencializar na margem a soma positiva de resultados que já estavam gerando ao observar os padrões que funcionavam através deles.
Outros trabalhos recentes da professora Judith Tendler são os artigos em língua inglesa: "o medo da Educação", "as guerras fiscais entre os estados: Lições do Brasil e do Sul dos EUA", "a transformação das economias locais: lições do Nordeste do Brasil ", e"Histórias de crescimento em vários lugares: caminhos e lições surpreendentes”.
Como reconhecimento de seu dedicado trabalho em prol do desenvolvimento do Nordeste e do Ceará, a professora Tendler foi agraciada com o título de doutora honoris causa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em 1994.
O funeral da professora Judith será realizado hoje, 26 de julho, no Hebrew Memorial Chapel, em Oak Park, Michigan, EUA.

(*) economista, mestre em Economia e doutor em Relações internacionais pela UnB, ex-secretário de assuntos internacionais do governo do Ceará (1995-2006). Assessor sênior na Secretaria de Assuntos Internacionais (SEAIN)/Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário